MTV americana completa 30 anos no ar

|

Primeira imagem da MTV americana (Foto: Divulgação)
Canal musical surgiu nos Estados Unidos em 1º de agosto de 1981.
Primeiro videoclipe exibido foi de 'Video killed the radio star', dos Buggles.

A MTV completa nesta segunda-feira (1) 30 anos de existência. O canal musical entrou no ar em 1º de agosto de 1981 nos Estados Unidos, com uma montagem da Apollo 11 chegando à lua e um astronauta fincando uma bandeira com o símbolo da emissora. Ao fundo, John Lack anunciava: "senhora e senhores, rock'n'roll".

Para comemorar a data, a MTV colocou no YouTube as 24h primeiras horas da programação do canal.

O primeiro clipe a ser exibido foi "Video killed the radio star", dos Buggles. O título da música era uma ironia à proposta do canal: revolucionar à indústria musical por meio da relação entre música e imagem. O canal também introduziu formatos inovadores para a televisão, sendo o principal deles a figura do VJ, um apresentador descontraído e com linguagem jovem que servia de ponte para a apresentação dos videclipes.

Em seus primeiros anos, a emissora era transmitida apenas pelo sistema de TV a cabo. Por isso o slogan "I want my MTV" ("eu quero minha MTV"), eternizada na canção "Money for nothing", dos Dire Straits.

Na última década a MTV mudou sua programação ao redor do mundo. Uma das prioridades do canal é a produção de reality shows, um gênero que ajudou a popularizar com a criação do pioneiro "The real world" ("Na real"), exibido pela primeira vez em 1992.

Fonte: G1.com
http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2011/08/mtv-americana-completa-30-anos-de-no-ar.html

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Wagner Mix | Template Blue by TNB