Funk Bota o Dedinho pro Alto provoca proibição mundial de game de ação

|

Jogo usou canção sem autorização dos autores brasileiros

Uma decisão da 3ª Vara Civil de Barueri, em São Paulo, proíbe, em todo mundo, a comercialização do game Episodes From Liberty City, uma versão do famoso jogo de ação GTA 4. O motivo é a presença do funk Bota o Dedinho pro Alto no game sem a autorização dos autores da música.

De acordo com a decisão da Justiça, que é liminar (provisória), a Rockstar Games, empresa responsável pelo jogo e a Synergex do Brasil, que distribui o jogo no país, precisam retirar os produtos das lojas até 48 horas após serem notificadas. Caso contrário, estão sujeitas a pagar multa diária de R$ 5.000.

A medida vale para as versões do produto para os videogames Playstation 3, Xbox 360 e PC.

O brasileiro Hamilton da Silva Lourenço diz ter criado a letra do funk, que é interpretado pelo filho dele, o MC Miltinho. Thiago Jabur Carneiro, do escritório Mello Advogados, que representa Lourenço, diz que houve tentativas de negociar com a Rockstar antes de entrar com a ação, mas não se chegou a um acordo.

Na decisão, a Justiça pede que seja expedido um documento internacional a ser enviado aos Estados Unidos para que a medida seja cumprida mundialmente pela produtora de games.

O advogado diz que a Rockstar apresentou documentos em que os autores da música dariam autorização para o uso da canção. Mas as assinaturas dos papeis não conferem com as de Lourenço.

Procurada pelo R7, a distribuidora Synergex diz que só vai se pronunciar após ser avisada oficialmente pela justiça. Representantes da Rockstar não foram encontrados para comentar.

Fonte: noticias.r7.com
http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/funk-bota-o-dedinho-pro-alto-provoca-proibicao-mundial-de-game-de-luta-20101018.html

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Wagner Mix | Template Blue by TNB