Novo CD de Renato Russo é bom caça-níqueis de luxo

|


Álbum da EMI reúne 15 faixas e comemora os cinquenta anos do líder da Legião Urbana

Como forma de celebrar os 50 anos de Renato Russo, que seria comemorado no próximo sábado (27), a EMI lança o CD Duetos. Que ele é um caça-níqueis, sem nenhuma dúvida. O que entra em questão é avaliar a qualidade do material. E é boa.

O nome não deixa margem a dúvidas sobre qual é o conteúdo do novo CD do cantor, compositor e líder da Legião Urbana. São 15 gravações que reúnem a voz dele à de outros artistas. Em sete casos, esses duetos foram proporcionados pelo milagre da tecnologia.

O método teve sempre como base a descoberta de bons registros inéditos do cantor morto em 1996. A partir deles, gravações com artistas que tinham afinidades com ele foram viabilizadas. Uma dessas faixas juntou Russo e Cássia Eller, com a voz da segunda sendo extraída da performance ao vivo da saudosa roqueira em Vento no Litoral.

Desses encontros virtuais, o melhor é Like a Lover, versão em inglês para O Cantador (Dori Caymmi/Nelson Motta), que conta com a participação de Fernanda Takai. Russo adorava o Pato Fu, tanto que temos no encarte uma rara foto na qual o cantor veste uma camiseta com o logotipo da banda mineira.

O dueto com a italiana Laura Pausini na faixa Strani Amori ficou bem bacana, também. Laura é muito grata ao cantor da Legião Urbana por ter gravado três de suas canções no CD solo Equilíbrio Distante (1995), abrindo as portas do mercado brasileiro para ela.

Dois duetos vieram de gravações feitas para programas de televisão em 1994: Esquadros (com Adriana Calcanhotto) e Só Louco (com Dorival Caymmi)

Cinco das faixas incluídas em Duetos já foram lançadas anteriormente, sendo quatro delas no lamentável caça-níqueis Presente (2003). Aqui, elas são melhor aproveitadas. Entre elas, as famosas A Cruz e a Espada (com Paulo Ricardo) e Mais Uma Vez (com o grupo 14 Bis).

A apresentação visual de Duetos é primorosa, com direito a capa no formato digipack e encarte colorido com as letras e algumas fotos bacanas.

No geral, o disco prova que Renato Russo, polêmicas à parte, tinha ótima voz e sabia cantar como poucos da sua geração, especialmente material alheio. Ou seja, o fã pode investir seus níqueis nele sem medo de ser feliz.

Relação completa das faixas:

1- Like a Lover (com Fernanda Takai)

2- Celeste (com Marisa Monte)

3- Vento no Litoral (com Cassia Eller)

4- Mais Uma Vez (com 14 Bis)

5- A Carta (com Erasmo Carlos)

6- A Cruz e a Espada (com Paulo Ricardo)

7- Cathedral Song/Catedral (com Zélia Duncan)

8- Change Partners (com Caetano Veloso)

9- Strani Amori (com Laura Pausini)

10- La Solitudine (com Leila Pinheiro)

11- Come Fa Un'Onda (Como Uma Onda) (com Célia Porto)

12- Só Louco (com Dorival Caymmi)

13- Esquadros (com Adriana Calcanhotto)

14- Nada por Mim (com Herbert Vianna)

15- Summertime (com Cida Moreira)

Fonte: R7.com
http://entretenimento.r7.com/musica/noticias/novo-cd-de-renato-russo-e-caca-niqueis-de-luxo-20100323.html

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Wagner Mix | Template Blue by TNB