UMARIZAL FEST 2009 / CAPILE (Historia)

|



Paraibano de Campina Grande, um dos mais respeitados artistas do gênero. Antes de se tornar músico, CAPILÉ Lenilson Costa de Macêdo foi jogador de futebol, atuando nos maiores times de sua cidade: Campinense e Treze. Cantor e compositor, nasceu musicalmente nos bares da vida. Seu estilo é marcado pela irreverência, bom humor e uma extrema capacidade de mobilizar o público. No seu repertório toca tudo o que as pessoas querem ouvir. É considerado pela sua versatilidade, um artista completo. Em 1982, começou a se apresentar nos bares tocando MPB, participou de vários festivais universitários na Paraíba e no Brasil, e em shows solo no Teatro Municipal de Campina Grande/PB. Um dos primeiros artistas a puxar bloco fora da Bahia, CAPILÉ é um dos fundadores da Micarande, o carnaval fora de época da sua terra natal, que deu origem às demais micaretas fora da Bahia. Foi o primeiro artista a tocar em cima de um trio elétrico (mini-trio) em sua cidade. E é um dos fundadores do Maior São João do Mundo de Campina Grande/PB, também atuou como pioneiro do carnatal/RN onde puxa o tradicional bloco Burro Elétrico.

Os principais carnavais fora de época do Brasil sentem a força de CAPILÉ , seja no seu trio elétrico Backstage, em outros trios ou nos palcos por onde se apresenta. Hoje faz mais de trinta carnavais pelo país: Micarande - Campina Grande/PB; Carnatal - Natal/RN; Fortal - Fortaleza/CE; Pirifolia - Piripiri/PI; Correfolia - Luiz Correa/PI; Souzafolia - Souza/PB; Carnaporto - Porto Seguro/BA; e muitos outros. Ao lado de Chiclete com Banana, Luiz Caldas, Asa de Águia, foi desbravador do Axé Music que hoje toma conta do país e do exterior. Com o coração em suas raízes e o pé no mundo, CAPILÉ criou um estilo próprio dirigido para multidões. Versátil e criativo, CAPILÉ consegue agradar as pessoas de todas as idades. Canta do Forró, MPB ao Axé. Há oito anos puxa o bloco infantil Piu Piu Amarelinho, bloco que atraí crianças e adultos.

CAPILÉ participa também de grandes eventos de músicas regionais em cidades como: Campina Grande; Santa Luzia; Souza; Solânea; etc... fazendo o CAPILÉ ELÉTRICO que é o arrastão de forró em cima do trio elétrico. Por onde passa CAPILÉ tem deixado sua marca: espontaneidade, alegria e carisma.

Em 2005 CAPILÉ é convidado pelo jogador de futebol Marcelinho Paraiba para conhecer Berlim - Alemanha, onde realizou com muito sucesso uma temporada de shows, fazendo com que no ano seguinte retornasse para mais outras apresentações. É o nosso CAPILÉ internacional.

Hoje aos vinte e cinco anos de carreira, CAPILÉ lança seu segundo DVD gravado totalmente em cima do trio elétrico, mostrando assim a realidade dos arrastões, sem a utilização de recursos de efeitos especiais, as imagens foram colhidas nos eventos: Bloco as Virgens da Micarande - Campina Grande/PB (bloco em que os homens se vestem de mulher e as mulheres se vestem de homem, é um dos primeiros do país); e no Bloco Burro Elétrico no carnatal em Natal/RN.

Ainda este ano CAPILÉ prepara um CD totalmente autoral que caminha por toda sua versatilidade, com músicas pra se fazer festa, como também trabalha em seu mais novo projeto que é fazer um CD e DVD comemorativo aos vinte e cinco anos de carreira.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Wagner Mix | Template Blue by TNB